Minha trajetória profissional!
Edson Pagoto é um interiorano do estado de São Paulo que sempre teve sua vida ligada a cavalos. Quando adolescente, vivia no sítio do avó, seu João Benedito Baldin, onde como seu primeiro professor, ensinou sobre serviço de roça, de manejo, condução, plantio e manutenção dos animais, até que em 1990 descobriu que tinha jeito para trocar ferraduras. Mas, para trocar ferraduras é preciso saber também o casqueamento, que é uma arte e dificilmente se aprende sozinho. Foi num momento que tinha pouca gente atuando como ferrador e eu fui fazer cursos e só iniciei na profissão quando me senti seguro de que meu trabalho tinha qualidade.
Médico Veterinário formado pela UFU-Universidade Federal de Uberlândia, atua como ferrador des 1990, foi ferrador da equipe brasileira de Concurso Completo de Equitação, atua em diversos Haras e Hípicas, Diretor da Escola De formação De Ferradores da Universidade Do Cavalo em Sorocaba, instrutor de Ferragemento da Mattheis Borg-Mustad, ministra cursos de ferrageamento por todo país.
"A mentalidade das pessoas envolvidas no meio equestre tem mudado. Hoje buscam por informações/profissionais e estão cada vez mais preocupadas com o bem estar do equino, adotando assim, práticas de manejo como o ferrageamento, para melhorar o desempenho dos animais, em relação ao esporte, trabalho e lazer."