Confira os serviços!
Ferraria é uma arte antiga, cujas origens se perdem no tempo. Desde que o homem conquistou o cavalo para o seu meio de transporte ou para a realização de várias tarefas, que os cuidados com os pés deste animal se fez necessário. Com isso os ferreiros têm aprimoradoo trabalho e o conhecimento tanto na área de anatomia e desenvolvimento do casco quanto na área de ferrageamento, com o propósito de preservar o bem-estar, melhorar o desempenho e prevenir problemas de saúde do animal.
Se os cavalos passam boa parte do dia em pastos ou cocheiras é fundamental fazer o procedimento conhecido como ferrageamento, que nada mais é do que colar uma lâmina de ferro em torno do casco do animal. O objetivo dessa proteção é evitar que, com o passar do tempo, ele adquira problemas ortopédicos. O procedimento também pode ajudar a evitar eventuais dificuldades para caminhar.
É fundamental alertar que o ferrageamento só pode ser feito por um profissional com conhecimentos da anatomia dos equinos. Para oferecer o máximo de conforto e assertividade é necessário considerar o peso do cavalo, a sua idade, se ele pratica alguma atividade esportiva e a sua raça. Os cavalos que vivem na natureza não precisam desse cuidado, pois o seu caminhar faz que seus cascos estejam em constante manutenção.